Agende sua consulta

Entre em contato via telefone fixo, celular ou e-mail para agendar a sua consulta.

Ligue:
Tel: (48) 3413-9962
Whats: (48) 9 9629-2504

E-mail:
psi.francieli@gmail.com

Psicoterapia Existencialista

8 meses ago · · 0 comments

Psicoterapia Existencialista

Existe uma questão importante sobre a Psicologia Fenomenológica Existencialista que deve ficar esclarecida. Nos acusam de sermos filosóficos demais para uma ciência. Tal acusação é facilmente refutada pela seguinte argumentação: por um lado, os que nos acusam demonstram não conhecer nem ciência e nem filosofia, pois qual ciência não é filosófica? A base de toda ciência é a Filosofia! Basta retomar as compreensões de Galileu, com suas bases filosóficas de Platão e Aristóteles, ou mesmo as regras da ciência defendidas por Descartes, ou ainda o Positivismo de Comte com sua Filosofia Positiva. Por outro lado, o que deveriam perceber tais acusadores é que a Psicologia Fenomenológica Existencialista não é uma proposta de ciência cartesiana, mas sim Fenomenológica, ou seja, uma perspectiva científica diferente, mas ambas surgiram da Filosofia, seja a Cartesiana ou a Fenomenológica, de Descartes e Husserl. Ainda lembramos que ambos foram grandes matemáticos.
A acusação é falsa e sem consistência, uma pena se propagar sem o mínimo de critério plausível é factual. A psicoterapia Existencialista tem base sólida e sem devaneios filosóficos como pretendem afirmar. O fato de ter base filosófica não significa ser uma viagem sem critério e sem responsabilidade experimental.
Tal Psicologia tem seu modus operandi dentro das possibilidades de investigação de uma ciência e não abre mão dessa metodologia, seguramente posta e sem devaneios. Obviamente, a escolha da fenomenologia e do materialismo histórico como base se deu pelo fato de serem metodologias eficazes no campo das ciências humanas, pois não se compreende uma personalidade como se compreende um osso quebrado ou um câncer. O que se respeita é a especificidade do objeto estudado.
Assim, a Psicologia Fenomenológica Existencialista tem sua atuação na demarcação do sofrimento psicológico por sintomas e compreende a demarcação no curso de sua evolução, para dai sim intervir e mudar a condição psicológica. Nada mais científico do que isso! Conhecer, demarcar e intervir para mudar o quadro.

Ismael Ferreira – Psicólogo

Tags: , , Categories: Psicóloga em Criciúma

Fran-kades

Fran-kades

Psicóloga Francieli Dassi Kades.
Atendendo Criciúma e região.
Atendendo também pelos planos Agemed e São José.

Deixe uma resposta